RE: Colapso à vista?

. . .

Desde o final de 2020 algumas pessoas estão despejando dezenas de dados alertando sobre um grande reset  econômico, um colapso que deixaria 1929 parecer apenas uma correção normal de mercado – logicamente estou exagerando aqui. Por outro lado temos pessoas com o pensamento totalmente oposto, falando que o mundo experimentará uma década extremamente próspera. Ambos possuem argumentos, e dados para defender suas ideias, os que apostam na queda dizem que o mundo nunca esteve tão endividado, já quem acredita na alta diz que também nunca houve um aquecimento da economia tão abrupto, quem acredita no colapso coloca o aquecimento da economia na conta dos estímulos fiscais, já quem está otimista acredita que o aumento de produção, e da demanda compensarão os estímulos…e essa briga vai longe. Não pode ser negado que o mundo está extremamente endividado, e com um risco inflacionário  muito elevado – basta olhar para as commodities  agrícolas – e no Brasil já estamos sentindo a inflação – o câmbio deu uma ajudinha – mas será que esses dados justificam todo esse alarde? Será que caso haja uma correção ela será nos níveis de 29, trazendo consigo aquela recessão de quase uma década? Empresas da indústria estão quebrando recorde atrás de recorde em seus faturamentos, big techs estão crescendo suas receitas, e lucros a dois dígitos, será que não seria possível se beneficiar do mercado acionário no atual período? Seria mais interessante ficar olhando de fora, e esperar as coisas tomarem um rumo? São questões em que só o tempo irá dizer quem está certo, ou errado, porém, para mim ações americanas – principalmente de tecnologia – que possuem um alto crescimento, ações de infraestrutura no Brasil, FII’s, e títulos indexados ao IPCA podem se beneficiar no atual momento, e mesmo que haja um reset isso não seria o fim do mundo. Posso estar errado? Com certeza, mas como disse antes, só o tempo irá dizer. E você? É um cavaleiro do apocalipse e acredita em um grande reset econômico, ou está bullish e acredita que a decolada da economia nem começou?  Caso ache que é possível se beneficiar no atual momento, quais ativos você vê como os mais interessantes? 

iago_orben Experiente Perguntado em em 29 de abril de 2021 Ações.
Adicionar Comentário
1 Respostas
  • . . .

Olá amigo,

Eu sou do grupo que acha que a maioria das coisas estão muito caras sim, mas que ainda existem boas oportunidades na bolsa e mesmo que em um eventual queda da economia, precisamos estar espostos de maneira diversificidada e atento aos ciclos econômicos para que possamos rotacional nossos investimentos. Não acredito em nenhum grande crash, apocalipse zumbi :), nada disso, mas acho sim que tem muitas coisas com preços esticados que a margem de segurança para entrar neste momento não vale a pena.

Como você mesmo disse, também posso estar errado, mas acredito que o momento agora é de mais raciocínio e busca por boas empresas do que em 2018 e 2019, por exemplo, que vc poderia comprar qualquer coisa que ia subir…

 

Abraços, Rodrigo.

Investidor Respondido em 8 de maio de 2021.

Concordo muito com a parte de “precisamos estar expostos de maneira diversificada e atento aos ciclos econômicos”, é um grande erro achar que entender os ciclos econômicos não é importante. Acho que sempre devemos ter exposição ao risco, pois, o momento perfeito onde não há incertezas não irá existir, porém o tamanho dessa exposição será ditada pelo momento econômica atual.

em 11 de maio de 2021.
Adicionar Comentário

Sua Resposta

Ao postar sua resposta, você concorda com a política de privacidade e ostermos do serviço.