Avatar

brenos.com

@brenos-com

Membro desde 2019
0 Seguindo
0 Seguidores

Respostas

Classificação
  • @brenos-com em 08/03/2019

    Olá Felipe, boa tarde!

    A sua análise foi muito mais focada na variação das cotações do que na qualidade das ações e dos fundos imobiliários. Seria muito fácil trazer exemplos de empresas que valorizaram muito mais do que qualquer um dos exemplos apresentados em seu artigo em bem menos tempo, entretanto, este não deveria ser o cerne da discussão quando se analisa uma compra.

    O possível crescimento da qualidade dos fundos imobiliários se deve muito mais às condições de mercado do que à qualidade da gestão. Dependendo de cada caso, isso pode ocorrer devido à valorização do mercado imobiliário, à elevação da taxa de juros ou mesmo ao aquecimento da economia.

    Por outro lado há limitação ao próprio crescimento (obrigatoriedade de distribuir 95% dos lucros) e custos superiores (como a taxa de administração) investindo em fundos imobiliários. A vantagem da isenção do imposto sobre os dividendos também ocorre com as ações, que, além disso, se beneficia da isenção para vendas mensais até R$ 20 mil e a taxa do imposto sobre o lucro é 25% menor (20% para os FII contra 15% para as ações).

    A volatilidade dos fundos imobiliários realmente é menor, mas isso ocorre devido à liquidez ser muito inferior (poucos negócios) e à dificuldade em alcançar o último preço de negociação.

    Enfatizo que os retornos alcançados através da valorização dos papéis durante determinado período não medem qualidade. O preço pode/deve até ser utilizado como um dos critérios de compra, mas estão longe de, isoladamente, indicar qualquer coisa.

    No texto falei em “evitar” fundos imobiliários por causa da enorme diferença em relação às ações, que se analisadas adequadamente do ponto de vista da qualidade e do preço tendem a ser sempre melhores. Mas isso não significa que numa comparação direta ao longo de determinado período uma ação sempre ganhará de um fundo imobiliário.

    É importante esse tipo de discussão neste espaço de debate. O conhecimento, aliado à crítica. No livro Como Organizar Seu Orçamento e Investir Por Conta Própria discuto este e vários outros assuntos importantes para proporcionar o amadurecimento no investidor iniciante.

    Abraço!