Como avalio o EBITA de uma empresa?

  • . . .

Olá Felipe,

Como eu avalio o indicador EBITA? O que ele indica e existe algum cenário específico que devo considera-lo? Quanto maior melhor?

Obrigado.

Aprendiz Perguntado em em 20 de junho de 2018
Ações.
Adicionar Comentário
1 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta

O Ebitda é uma aproximação da geração de caixa operacional da empresa. Ou seja, na prática, quanto mais Ebitda a empresa gera, melhor, visto que mostra que a empresa está conseguindo entregar resultados fruto de suas atividades operacionais.

Porém, é importante avaliar se esse Ebitda está de fato se convertendo em caixa, e por isso é sempre importante avaliar, especialmente nas DF’s de encerramento do ano, a geração de caixa operacional da empresa.

Ademais, avaliar apenas o Ebitda da empresa isoladamente não diz muita coisa em uma análise. Existem empresas, por exemplo, que apresentam um Ebitda crescente, mas por serem extremamente alavancadas e demandarem muito capital para investimento (capex), esse caixa nunca chega aos acionistas.

Gosto de empresas que geram bastante caixa, mas que também não queimem esse caixa com muitos juros e investimentos desnecessários.

 

Faixa Preta Respondido em 20 de junho de 2018.
Adicionar Comentário
  • Perguntas relacionadas

  • Disclaimer

    As respostas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Suno Research. Caso encontre algo que viole os nossos termos de uso, denuncie.

  • Sua resposta