Impostos

@eduardo-campelo em 20/03/2021

Como declaro reembolso de dividendos/jcp? Doei ações e o reembolso consta no extrato da corretora mas não no informe da corretora e nem da empresa.

9 Respostas

@andrearaugio em 10/03/2022

Mais votada

A B3 está alegando que ela não se caracteriza como fonte pagadora de reembolsos de proventos de operações de empréstimos de ativos.

Deste modo, fica a dúvida de qual CNPJ deve ser indicado na fonte pagadora. Solicitei posicionamento da XP a respeito do tema. 

 

  • @sunoresearch em 14/07/2021
    Olá, Eduardo! Tudo bem?
    O reembolso de proventos pago pela B3, deve ser declarado no campo “outros” da opção Rendimentos Isentos e Não Tributáveis com o CNPJ da BM&FBovespa e o valor liquido recebido.
    Sobre o informe, por se tratar de um tema muito específico e fora do nosso escopo, sugerimos que procure a corretora para sanar suas dúvidas.
    Atenciosamente, Equipe Suno
    • @andrearaugio em 10/03/2022

      A B3 está alegando que ela não se caracteriza como fonte pagadora de reembolsos de proventos de operações de empréstimos de ativos.

      Deste modo, fica a dúvida de qual CNPJ deve ser indicado na fonte pagadora. Solicitei posicionamento da XP a respeito do tema. 

       

    • @lruiz em 11/04/2022

      Boa tarde, Andrea.

      Conseguiu algum esclarecimento sobre o assunto? Também estou em dúvida sobre como declarar dividendos e JCP reembolsados.

  • @havenard em 18/05/2022

    Bom, se a B3 não se declara fonte pagadora, então tem que declarar a empresa mesmo.

    Aí pra saber qual é a natureza do pagamento para declarar corretamente, seria preciso ir no site da B3, em Empresas Listadas, e localizando a empresa, vá na parte de “Eventos Corporativos” pelo dropdown no canto superior direito. Ali estão discriminados todos os proventos, tanto em ativos quanto em dinheiro, e é possível descobrir do que se trata o provento que foi pago.

    Só algumas observações:

  • Os valores informados ali são todos brutos, ao passo que os valores no seu Extrato são líquidos. Desconte o IR de 22,5% de Rendimentos e JCP para obter o valor depositado correto.
  • Se houver mais de um provento sendo pago no mesmo dia, o depósito do Reembolso será a soma de todos, e será preciso desmembrar o valor depositado pra saber o quê é o quê.
  • @havenard em 18/05/2022

    Eita, quebrou o layout do site todo, alô designer olha esse furo de XSS aqui kkk

  • @renato-bezner em 20/03/2023

    Eai pessoal. Um ano depois e essa mesma dúvida. Como declarar os div/jcp recebidos de ações que estavam em aluguel no momento do pagamento? CNPJ das empresas que pagaram? CNPJ da b3? Conferir caso a caso para ver se é dividendo ou jcp, ou uma soma dos dois??

  • @liribeiro-86 em 16/04/2023

    TB permaneço com a mesma dúvida sobre o reembolso de empréstimo. A b3 fala que o pagador é o tomador de ações. Mas de onde retirar essa informação??? só consigo ter a noção do valor do reembolso pela própria B3 e não entendo como não seria o CNPJ deles. Enfim…@sunoreaserch tenta salvar a gente… essa dúvida pelo visto é carregada ano após ano…

    • @tyluis20 em 31/05/2023

      Então, o nome já diz é um reembolso de empréstimo… as ações estão em alugadas então você não recebe os informes, pois está em posse de outra pessoa, mas é reembolsado pela b3

      para pegar essa informação  > Relatório anual consolidado 
      > Reembolsos de empréstimos de ativos 

       Quem sabe que vc tem direito é a B3, logo ela pega os proventos e repassa.

       

  • @jcesarfrota em 26/05/2023

    H

    • mar 2021
    • 20 mar
    • maio 2023