Declarar IRPF com ações e fiis pela 1 vez
Boa noite pessoal. A galera a mais tempo na bolsa de valores. Para declaração de imposto de renda. Vocês pagam contador para declarar ou vocês mesmo fazem? Se vocês fizerem, tem algum passo a passo para pessoas como eu. Eu sempre faço minha declaração de imposto de renda, mas agora com ações fico com receio rsrs se der alguma merda o máximo que acontece é cair na malha fina e pagar algumas tributação certo? To vendo uma calculadora de IR paga na corretora, vcs usam ou fazem na mão? Vlw pessoal
. . .
Preparei um artigo a respeito. Foi bastante elogiado e muitas pessoas utilizaram as informações contidas nele no ano passado para fazer a declaração.
Segue o link: https://www.suno.com.br/artigos/como-declarar-acoes-fiis-e-investimentos-no-imposto-de-renda/

Eu li seu artigo, mas ficou ainda uma dúvida: sobre os custos que aparecem na nota de corretagem. Eu devo fazer os cálculos para verificar a proporção daquele custo para cada ação que comprei? Eu tenho feito esses cálculos… E outra dúvida é quando a nota de corretagem de tem operações de compra e venda, baseado em que valor faço os cálculos para verificar a proporção dos custos totais na operação de ação de cada empresa?

Outra dúvida que tenho é: declaro apenas as ações que eu tinha no dia 31 de dezembro de 2017?
. . .
Obrigado.
. . .
Eu faço a minha. Não acho muito trabalhoso mas também não dá pra explicar passo a passo por aqui. Se você não vendeu mais de 20k por mês fica mais fácil pois há isenção. Se vendeu então teve imposto a pagar. Se não vendeu nada ficou mais fácil ainda, basta lançar o que comprou e o preço de compra.
Pegue as notas de corretagens e mãos à obra.

Ah, lembre-se que a isenção de até 20k é somente para ações, os FII pagam imposto independente do valor.