Ações

@urpalolo em 02/04/2018

Recompra de ações

Já ouvi dizer que a recompra de ações é algo bom para o acionista de longo prazo e que essa prática pode ser considerada similar ao pagamento de dividendos.

Poderiam me explicar melhor como o acionista que não vende suas ações é beneficiado com essa prática?

2 Respostas

  • @gutenbergn em 02/04/2018

    Ao recomprar (e cancelar) ações, a empresa passa a ter menos ações disponíveis no mercado, o que faz com que acionistas atuais passem a deter um percentual maior da empresa e, quanto maior o percentual, mais benesses ocorrerão como o maior recebimento de dividendos futuros.

     

    É preciso, porém, ter cuidado com a ideia de que toda recompra é positiva. A recompra só é boa se for feita em um preço bom. Quando uma empresa recompra ações a um preço alto, ela destrói valor para o acionista. Da mesma forma que um investidor individual precisa ter cuidado com o preço que pagará por uma ação, o mesmo acontece com uma empresa. Normalmente, a recompra significa que a empresa está confiante nas suas perspectivas e considera que não está sendo precificada de maneira apropriada, mas cabe ao investidor fazer uma análise individual para entender se este é mesmo o caso.

  • @tiagoguitian em 02/04/2018

    A recompra de ações pode ser considerada um dividendo “disfarçado”.

    Por que?

    Considere que você tenha 10 ação de um empresa que possui 100 ações, ou seja, você detém 10% das ações.

    O que acontece se a empresa recomprar 10 ações que pertencem aos demais acionistas?

    Você continuará a deter 10 ações mas de um total de 90 ações, uma vez que a empresa recomprou 10 ações. Neste caso, você passa a deter um percentual maior da empresa, afinal tem mais de 10% da empresa agora.

    Mas o que acontece se você vender 10% das suas ações?

    Você irá receber o valor de 1 ação com a venda, e passará a deter 9 de 90 ações. Desta forma, você passa a deter os mesmos 10% que detinham anteriormente, mas com um valor de dinheiro no bolso. Por isso eu chamo a recompra de “dividendos disfarçados”.

     

  • abr 2018
  • 02 abr
  • abr 2018