Sobre o come cotas. Se eu tiver apenas 1 cota, como funciona a tributação?

  • . . .
Respondido
Aprendiz Perguntado em em 14 de setembro de 2020
Fundos de Investimento.
Adicionar Comentário
2 Resposta(s)
  • . . .

Melhor resposta

 A cada seis meses, mais especificamente no fim dos meses de maio e de novembro, será reduzido automaticamente o número de cotas que equivale ao percentual do Imposto de Renda cobrado sobre os rendimentos da sua aplicação que variam em alíquotas de 15% a 22,5%. Esse percentual é cobrado sobre o rendimento que teve, portanto senão houver rendimento não terá o come-cotas, Os fundos que tem essa cobrança de come-cotas tem um valor mínimo de investimento, então você não terá somente uma cota.

Importante: O imposto come-cotas é visto com negatividade por alguns investidores, mas ele nada mais é do que uma antecipação de um imposto que você obrigatoriamente terá que pagar, cedo ou tarde. 

Investidor Respondido 2 dias atrás.
Adicionar Comentário
  • . . .

Excelente pergunta, nunca tinha parado pra pensar nisso!!
Mas como a alíquota incide apenas sobre o rendimento no período, e provavelmente apenas uma cota não vai render tanto assim… acho que o come-cotas não vai se aplicar. Acredito que, nesses casos, você estará sujeito a outro tipo de tributação.

Investidor Respondido em 17 de setembro de 2020.

Mas vc não sabe qual seria essa tributação? Queria saber mais detalhes. Exemplo: Qual a quantidade de cotas para não cair no ‘come cotas’? Eu acho esses detalhes relevantes para quem está iniciando.

em 18 de setembro de 2020.
Adicionar Comentário

Sua resposta